Depois de muitas tentativas para fazer todo tipo de conversões com led, eu finalmente encontrei uma solução que é simples e eficiente.É claro que você precisará ter paciência para fazer isso, mas quando você levar em consideração a quantidade de horas de pura energia com baixo consumo, você verá que vale a pena. Este tutorial trata da conversão de uma lampada GU4(MR11) halogênio para uma lampada com leds, com total uso de 12 volts.
Material necessário:
- uma lampada de halogen queimada sem vidro cobrindo a frente;
- LED's - a quantidade que você quiser. Mais de 22 vai dar muito trabalho;
- acesso online ao site http://led.linear1.org/led.wiz , um grande calculador de led, para descobrir que resistor usar, dependendo da voltagem;
- Super cola;
- solda e ferro de solda;
- papel aluminio;
- furador de papel;
- resistores;
- muita paciência.
Primeiro passo - esvazie a lâmpada.
Comece usando uma chave de fenda pequena para retirar os pedaços do cimento branco que você vê perto dos pinos da lâmpada. Esse cimento é bem fino e vai começar a soltar os pedaços enquanto você esfrega a ponta da chave de fenda. Faça isso até tirar o máximo de cimento possível.
Paciência é uma virtude, então não tenha presa, pois a lâmpada é frágil e pode quebrar facilmente.
Hora da ação. Depois de tirar uma boa quantidade de cimento, coloque a lâmpada virada para baixo em uma superfície plana. Bata os dois pinos com um martelo, de uma forma leve, mas firme. A lâmpada de dentro vai cair, deixando o refletor vazio.
Sobrará algum cimento, mas tudo bem. Não é importante tirar tudo.
Segundo passo - Faça o disco de sustentação.
Você precisará de um desenho indicando o local dos furos. Eu usei um software de graficos para fazer a distribuição de circulos de 5mm no disco. O tamanho do disco depende de você. Mais leds necessitarão de discos maiores. Imprima o desenho no papel e corte com uma tesoura de papel. Coloque sobre a folha de aluminio e cole. Será util para cortar o disco corretamente.
Pegue o papel alumínio e corte os buracos usando um furador de papel. Descobri que o meu corta circulos de exatos 5mm que para leds de 5mm são perfeitos. Corte os buracos depois de alinhar a figura (os círculos escuros) no buraco de corte do furador. A pratica leva a perfeição. Vá testando com discos menores (menos leds) ou discos maiores (mais leds).
O papel alumínio servirá de refletor e suporte para o led, por isso tenha cuidado para não amassá-lo. Após cortar os buracos, está na hora de ver como os leds vão ficar conectados.
Vá ao site http://led.linear1.org/led.wiz e preencha os campos com os seus parâmetros. Aqui está uma screenshot da recomendação do site para a minha lâmpada com 22 leds, para a tensão de 12 volts.
Coloque o disco de alumínio em algum local para fixar os leds um a um pacientemente.
Insira os leds nos buracos com as pernas para cima e organize de uma forma que o pino positivo fique próximo ao pino negativo. Isso fará com que a soldagem seja mais fácil. Não se esqueça disso ou você terá grandes dificuldades na hora de soldar, dependendo do esquema escolhido.
Coloque um pingo de cola na margem de cada led e continue organizando os outros. CUIDADO! Tome cuidado para não aplicar acidentalmente cola nas pernas do led. Quando voce for soldar, o calor irá fazer a cola solar uma fumaça sem cor que pode fazer mal para seus olhos. Eu sei. Eu fiz isso e não consegui parar de chorar por uma hora. Acho que foi assim que criaram aquele gas lacrimejante.
Passo três - fazendo as conexões
Corte as pernas dos leds com um alicate tendo em mente que voçê terá que ligar um pino negativo com o positivo de outro led e assim por diante. Tome cuidado para não confundir os pinos. Você pode checar com um multimetro ajustado para diodos. No meu esquema, tenho que fazer 5 linhas com 4 leds cada e uma linha com dois. Depois de soldar uma linha, mantenha a última perna da linha com o tamanho diferente para ser mais fácil identicar o lado + e o -.
Quando você terminar, terá 6 pinos longos + e 6 pinos - . Agora solde os resistores. Junte todas as pernas positivas para que fiquem conectadas. Cuidado com os contatos para evitar curto circuito.
Agora solde as pernas que tem resistores, para que fique apenas uma conexão principal. Coloque tudo de um jeito para que caiba na embalagem da lampada e que não dê curto circuito.
Agora solde as últimas pernas. Coloque um fio de cobre mais grosso e deixe um lado menor que o outro para indicar o pólo negativo do positivo. O negativo tem que ficar menor. Finalmente, use cola quente para preencher os espaços para que nenhum metal toque em outro acidentalmente.
Pegue a lâmpada vazia e coloque o disco de led dentro.
Deve caber perfeitamente. Empurre o disco para que ele toque no refletor interno.
Coloque cola composta para selar.
Qualquer cola com grande consistência serve. Tenha em mente que isso será a única coisa que manterá a lâmpada junta com o disco. Espere para que a cola fique dura. No meu caso demorou 10 minutos. Eu segurei o leds pressionados o tempo todo. Depois de endurecer, use uma caneta de cds para escrever a voltagem e indicar o pólo positivo e negativo.
Agora corte os pinos para que fiquem do mesmo tamanho.
Bom trabalho! Agora conecte a lâmpada a uma bateria de 12v (bateria de carro ou outra que forneça essa tensão).
Está funcionando! A foto na verdade não mostra exatamente a quantidade de luz gerada, que é tão forte que você não deve olhar diretamente para ela.
Agora tente fazer outras lâmpadas com leds de cores, quantidades e tamanhos diferentes.
* fonte: www.fieldlines.com
olá tudo bom
ResponderExcluirgostei do circuito com fotos e bem detalhado.
gostaria de saber se vc tem um circuito deste para dicroica direto em AC 127v , ou seja , sendo este para 12vcc , gostaria do circuito no mesmo modelo de lampada Dicroica porem direto em 127acv (rede eletrica) GRato
parabens!
Lucas
LucasVida@ig.com.br
Lucas.
ExcluirPara ligar os leds em circuito 127 volts será preciso ter uma fonte retificadora para tal finalidade, pois os mesmos são projetados para uso e vcc e não e não a.c. ok?
Atenciosamente,
Laercio Silva
interfonia.telefonia@hotmail.com
para ligalo em 220v voce tera um led de alto brilho um diodo 4007 dois resistor de 33k e o led tudo em serie porque o diodo e o primeiro a ser montado ele recebe a fase 220v e passa pelo primeiro resistor e depois passa pelo segundo resistor e por ultimo ativa o led noa tem polaridade no led nao basta colocar os componentes num terminal do led e a outra na rede vai ascender sem problema se vç colocar em cinco led logico que a uniao faz a força tudo separado coloque cola pra que os eletrons nao solte um para o outro pra nao causar curto
ExcluirRapaiz to com uma puta duma lâmpada de led de 12w que aparentemente queimou o transformadorzinho interno inutilizando a lâmpada inteirinha, queria encontrar um modo de recondicionar esta lâmpada usando resistores para poder voltar a utiliza-la. Teria alguma "receita" para tal?
ResponderExcluirEstou fazendo um modelo reduzido de uma invenção que idealizei.
ResponderExcluirA parte mecânica, que é o que me proponho executar está pronta. Confesso que na parte elétrica os meus conhecimentos são quase nulos.
Possuo um pequeno gerador de 12 v de um carro de brinquedos que se adapta ao meu protótipo. O gerador não tem nenhuma referência mas as suas medidas são 6,8 de comprimento x 3,8 de diâmetro. Consegui acender uma led, porém gostaria de obter mais luminosidade apesar de que o meu modelo servirá apenas para mostrar a parte mecânica. Se alguém puder me dar alguma dica ficarei eternamente agradecido. Meu email é:dirceuvazf3@hotmail.com.
muito interecante gostei
ResponderExcluirOlá será que tem como vc me explicar como que eu faço para ligar em paralelo 300 leds de 5mm em uma placa para 12v?
ResponderExcluirwda9.5.89@gmail.com