quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

E com vocês: Ferroflúido

Existem 1001 utilidades para fita VHS velha, e uma delas é o interessantíssimo ferroflúido.

Mas o que é isso ?

O ferrofluido é uma substância com propriedades únicas, formada por partículas de ferro suspensas em óleo.

Ele é utilizado para selar hermeticamente buracos em máquinas, e também para resfriar caixas de som, por exemplo, além de várias outras aplicações. Mas o interesse doméstico no ferrofluido existe porque a substância causa efeitos visuais incríveis quando entra em contato com um imã.

As partículas de óxido de ferro presentes no líquido se ligam fortemente às moléculas de óleo, impedindo que o ferro e o líquido se separem. Quando entram em contato com um campo magnético, as forças presentes no ferrofluido “lutam”: o ferro quer se aproximar do imã, enquanto o óleo fica no lugar. Essa disputa por um lugar cria picos na substância.




 O ferrofluido pode ser comprado, mas é extremamente caro para ser usado para simples diversão em casa. Por isso, vamos ensinar um meio caseiro para produzir o ferrofluido. Não deixe de nos contar a sua experiência depois!


Para fazer o ferrofluido:
  • 500 ml de acetona
  • 10 fitas cassete ou 4 fitas VHS
  • 5 ml de óleo de cozinha
  • Um imã

Primeiro, você precisará destruir as fitas, então tome cuidado para não escolher a fita com as gravações do seu casamento, por exemplo. A experiência utiliza apenas a fita flexível.
Depois, coloque as fitas dentro de um balde com a acetona e espere por algumas horas. Para que a acetona não evapore, tampe o recipiente.





O próximo passo consiste em separar o óxido férrico do líquido da acetona. Embrulhe o imã com um papel e passe no recipiente, coletando o ferro e colocando em outro lugar.
Misture o óxido férrico separado com o óleo, e pronto! Use um bom imã para ver os efeitos visuais do ferrofluido e divirta-se! [PopSci via Gizmodo]
* Texto retirado do site http://hypescience.com/









2 comentários:

  1. Cara, muuuuuuito bom seu blog, parabéns! Não entendo patavinas de eletrônica mas tenho uma marido que é engenheiro elétrico e aprendi a admirar o trabalho dele. Sua proposta aqui não é só estimulante pela possibilidade de reciclagem mas também muito inteligente e divertida. Já selecionei uns projetinhos para fazer aqui. Abraço e divulgue mais seu blog!

    ResponderExcluir